SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
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Sistemas de informações gerenciais (Sig's) e sistemas de informações de área funcional, oferecem informações aos gerentes (normalmente, gerentes de nível intermediário) das áreas funcionais. Os gerentes utilizam essa informação como apoio no planejamento, na organização e no controle de operações, onde, as informações são fornecidas em relatórios de rotina, como vendas diárias, despesas mensais e folhas de pagamento semanais.
O termo SIG é ocasionalmente utilizado como um conjunto abrangente para todos os sistemas de informação combinados - o mesmo que TI pela nossa definição; historicamente, havia departamentos de SIG nas organizações comerciais, já nos dias atuais, o conceito mais amplo é conhecido com SI ou TI e SIG é reservado para o uso específico, descrito anteriormente.
O Sig gera relatórios em sua área funcional, que também envia informações ao data Warehouse corporativo e pode ser usado o apoio à decisão. Um SIG produz principalmente três tipos de relatórios (rotina, ocasionais e exceção).
Relatórios de Rotina- são produzidos em intervalos programados, variando desde relatórios de cotrole de qualidade por hora até relatórios mensais de taxas de absenteísmo.
Relatórios detalhados - que mostram um nível maior de detalhes; por exemplo, um gerente pode examinar as vendas por região e decidir"detalha mais" para ver as vendas por loja, e depois as vendas por vendedor.
Relatórios de indicadores principais- que resumem o desempenho de atividades críticas; por exemplo, um diretor financeiro pode querer examinar o fluxo de caixa e a quantidade de dinheiro disponível.
Relatórios comparativos- que comparam; por exemplo, os desempenhos de diferentes unidades de negócios ou períodos de tempo.
Relatórios de exceção- incluem apenas informações que estão fora do padrão de limite; onde, para implementar o gerenciamento pro exceção, a gerência primeiro define padrões de desempenho.
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